top of page

O que é a terapia Bowen

A Terapia Bowen é uma técnica de manipulação miofascial que procura promover a capacidade natural do organismo para a sua auto-cura. É uma técnica manual, suave e normalmente indolor que, através de movimentos específicos, vai retirar a tensão existente e estimular músculos e outros tecidos sem tonificação, vai portanto, dar ao corpo os estímulos necessários para um re-alinhamento e consequente auto-cura

É uma terapia suave e, no entanto profunda, pois os seus efeitos podem chegar tanto a nível externo como interno do organismo, podendo mesmo chegar a órgãos a nível profundo.  

A Terapia Bowen tem a vantagem de poder ser aplicada onde muitas outras terapias não podem, como trauma imediato, convalescença, idosos, recuperação de cirurgias, bebés recém nascidos e grávidas.

Como Funciona 

Todos os órgãos do corpo humano estão envolvidos por uma camada chamada fáscia, e a fáscia é também o tecido conectivo por baixo da nossa pele que tudo une a tudo. Assim sendo, é natural que os movimentos ou estímulos aí feitos, se conectem entre si e se espalhem como se de uma teia se tratasse, porque é, porque somos estruturas de tensão e como tal, a fáscia é como uma teia, transmitindo uma tensão contínua ao nosso sistema corporal, determinando a nossa forma através de ações, restrições, inibições e desempenho. 

 

A maravilhosa máquina que é o corpo humano trabalha como um todo, e a Terapia Bowen entende que não deve ser dissociado, pois todos os órgãos têm a ver com tudo - connosco próprios. Se um orgão ou p.ex. um braço não está bem, o outro compensa para fazer o trabalho necessário. É assim que o nosso corpo funciona, e tudo é uma questão de equilíbrio e desequilíbrio. O que a Terapia Bowen faz é precisamente encontrar um equilíbrio tanto na estrutura interna como externa do ser humano ou animal.

Tal como um tecido, a fascia só estica até um determinado ponto, se continuarmos a forçar, o tecido deixa de ter a forma original até rasgar. O mesmo acontece com o nosso corpo, ele responde aos nossos estímulos, hábitos, posturas, esforços, etc. por isso, qualquer desequilíbrio na fáscia,  pode afectar qualquer local do organismo, criando problemas de saúde diversos, incluindo em órgãos internos.

Durante a sessão o paciente estará em repouso, e então serão aplicados certos movimentos ou estímulos específicos, com alguns momentos de pausa entre alguns deles, para que o cérebro os descodifique. Durante o repouso é aconselhável que o paciente relaxe o mais possível e tome consciência do seu corpo. Qualquer sensação mesmo subtil deverá ser comunicada ao terapeuta, sempre com o maior relaxe possível.

Cuidados pós tratamento

  • É muito importante beber muita àgua para assegurar a re-hidratação do corpo depois do tratamento. A água é um condutor.

  • Não deve permanecer sentado por mais de 30 minutos de cada vez, especialmente após o tratamento.

  • Deve caminhar pelo menos durante 15 a 20 minutos diariamente em terreno plano.

  • É de salientar, que receber outras terapias imediatamente após uma sessão de Bowen pode prejudicar a eficácia do trabalho de Bowen que ficará a actuar ainda durante os 4/5 dias seguintes à sessão. É melhor esperar alguns dias antes de iniciar qualquer outro tratamento.  No entanto, fale com o terapeuta para uma explicação mais personalizada.

Tom Bowen

Thomas Ambrose Bowen (1916-1982) foi o criador do que agora é conhecido como "Terapia Bowen". Era conhecido por muitos como um homem humilde que durante muitos anos desenvolveu a terapia que praticou na Austrália, por várias décadas. Começou como trabalhador numa empresa de cimento a ajudar os operários com dores de costas e outras doenças. Durante os anos 1940 e 1950, aprendeu osteopatia e desenvolveu o seu próprio estilo de tratamento adaptando as suas técnicas para ajudar os seus pacientes com as suas próprias limitações físicas.  

Em 1960 abriu o seu próprio negócio e a sua reputação era tão grande que as pessoas viajavam grandes distâncias para serem tratados. Hoje a Terapia Bowen é praticada em cerca de 30 países em todo o mundo.

All Videos

All Videos

Watch Now
bottom of page